sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Sistema de produção puxada aliado ao nivelamento


Após aproximadamente quatro meses de interação com a empresa e de conhecer um pouco mais a fundo o sistema produtivo, foi desenvolvida uma proposta à ser apresentada a empresa, tendo essa o principal intuito melhorar o desempenho do sistema em análise. Sendo assim, após mostrar algumas idéias aos tutores do grupo na empresa, alcançou-se ao estado atual.

Os Kanbans serão utilizados para puxar a produção e evitar
desperdícios como excesso de produção



Propões um sistema de produção puxada através de cartões Kanban utilizando aliado a eles o nivelamento. Tal sugestão surgiu após relatos de que os resultados do sistema pull de forma pura não alcançou os resultados esperados na empresa.



Classificação de Pareto
Para dimensionar o supermercado foi preciso separar os produtos em categorias para isso foi utilizado o princípio de Pareto, os produtos dos tipos A e B, de acordo com essa classificação, passarão pelo supermercado proposto pelo grupo, entretanto os produtos C não.
Se os produtos mantivessem sempre a mesma classificação se trataria de uma situação mais simples entretanto devido os pedidos dos clientes os produtos variam nessa classificação. 



Visando encontrar uma solução ou uma ferramenta a qual facilitasse o controlo de uma situação tão dinâmica de produção propõe-se uma folha de cálculo no excel na qual são inseridos dados relativos a produção e obtem-se o número de kanbans necessários para a produção assim como a classificação do produto sendo A,B ou C.

Abaixo podemos observar como está a folha para a produção dos próximos meses.




Ainda existirão contatos posteriores com a empresa para que eles possam analisar a viabilidade e também sugerir melhorias com o intuito de adequar a ferramenta a realidade da empresa.

Sem comentários:

Enviar um comentário