sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Iluminação dos postos de trabalho




O processo pelo qual o ser humano consegue ver é bastante complexo e também se torna desnecessário mencionar a grande importância da visão para os indivíduos. Desse modo os postos de trabalho também devem oferecer condições adequadas de iluminação para que os colaboradores não desenvolvam problemas de saúde. 
Além dos problemas a saúde humana a má iluminação dos postos também acarreta em situações como: diminuição da qualidade dos produtos, aumento dos risco de acidentes e perda de desempenho por parte dos funcionários do posto de trabalho.
Processo de visão.
No caso analisado na empresa, trata-se de um supermercado, o qual pode ser considerado uma área de stockagem. De acordo com a norma ISO 8995:2000, armazéns, zonas de stockagem requerem um nível de iluminância de 100 lx. 
A unidade lx é referente a iluminância, sendo essa um parâmetro físico relacionado com o fluxo  luminoso em uma determinada superfície. 
Luxímetro: o aparelho possui célula 
fotoelétricae é utilizado para medir 
a iluminância.
Para medir as condições do ambiente referentes à iluminação utilizou-se um luxímetro. Para a realização das medições, o posto de trabalho foi dividido em quadrados com um metro de lado, como cada estante do supermercado apresenta 2,3m de comprimento e aproximadamente 2m de profundidade, foram realizadas medições em quatro quadrados. Cada estante apresenta duas prateleiras entretanto as medições foram realizadas na prateleira superior do supermercado tendo em vista que as medições nessa prateleiras são interferidas devido a sombras causadas pela outra prateleira.
Os dados coletados encontram-se na tabela abaixo.



Após comparar os resultados obtidos com o valor da norma ISO 8995:2000 é possível afirmar que os níveis estão de acordo com as exigências da norma.



Sem comentários:

Enviar um comentário