sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Proposta de melhoria ergonómica: os containeres


Com a análise de risco e com as observações realizadas no posto de trabalho foi possível constatar que os containeres também necessitam de modificações, sendo os dois principais o peso e as pegas. 
Relativamente as pegas, propõe-se um redesenho de modo a acrescentar pegas ao material, pois atualmente este apresenta apenas uma pega na parte superior induzindo assim as colaboradoras segurarem o container com apenas uma mão. Isto acaba por provocar sobrecarga na coluna vertebral do operador provocada pelo movimento assimétrica, aumentando assim os riscos de lesões músculo esquelética.


Container com dimensões atuais e com pegas propostas
Vistas laterais e frontais do container
As pegas superiores tem o intuito de facilitar a manipulação quando os containeres encontram-se na parte inferior do supermercado. Busca-se com elas evitar grandes curvaturas, assim como mudanças de posturas durante o transporte. Relativamente as superiores, propõe-se que auxiliem a retirada da prateleira superior e também um modo de auxilio durante o transporte até o milk-run.
Com relação ao peso do objeto, propõe-se a modificação do material em que é feito o container para uma material mais leve, afinal, o conteúdo que é levado nestas caixas representam apenas 15% de seu peso. O material proposto pelo grupo é o Polietileno de Alta densidade (PEAD). Por apresentar uma densidade média de 0.941 g/cm³ este plástico tem menor densidade quando comparado aos metais e outros materiais. O PEAD também apresenta excelente resistência ao calor, impacto e compressão de modo a garantir a segurança das placas que serão levadas em seu interior. Enfatiza-se que este material atende as exigências internacionais de proteção ambiental, e é mostra-se viável no que se refere ao fator económico.
Objetivando mensurar qual seria a redução do peso caso seja adotado o material sugerido foram realizados alguns cálculos estimados. Considerando que as dimensões do continuem as mesma, ou seja, o volume continue o mesmo, é possível com tal modificação alcançar uma redução de aproximadamente 64,5% do peso da estrutura do container.

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